A Terapia Cognitivo Comportamental – CBT, desenvolvida por Aaron T. Becker, prof. emérito da Universidade da Pensilvânia nos EUA, tem como base a premissa de que nossos pensamentos influenciam nossas emoções que influenciam nossas ações!
Becker notou que, em diversas situações, em especial quando temos dificuldades, nossa mente pode produzir pensamentos negativos, improdutivos e, acredite se quiser, irracionais.
Esses são os “pensamentos distorcidos”. São esses pensamentos nos levam a ações que muitas vezes não são benéficas para nosso corpo ou mente.
Contudo, ainda de acordo com a CBT, esses pensamentos distorcidos podem ser descobertos, avaliados e alterados, criando então uma cadeia de emoções e ações mais benéficas para as pessoas.
Nesse momento, talvez você esteja refletindo se essa irracionalidade, improdutividade e negatividade também aconteça com você ou só com os outros. Porém, não se engane, pensamentos distorcidos acontecem com, praticamente, todo mundo.
Existem diversos tipos de pensamentos distorcidos, dentre esses, os 3 mais comuns são:
► 1) Pensamento Dicotômico (tudo ou nada).
► 2) Rotulação.
► 3) Filtro Mental.
Ao longo do nosso programa, vamos abordar vários pensamentos irracionais para que você consiga reconhecer se e quando acontecem com você.
E aí, gostou da leitura? Na BEMBEM, você aprende mais e cuida melhor de você 😉.
👉 Este trecho é parte do conteúdo completo que você encontra no Programa BEMBEM. Ainda não conhece? Clique no botão abaixo e comece seu projeto de saúde.